Sismo de magnitude 3.5 sentido em Amarante

Postado Junho 07, 2017

O hipocentro localizou-se a uma profundidade aproximada de 17 quilómetros.

Segundo o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sismo teve epicentro "a cerca de 4 km a Este-Nordeste de Amarante".

O IPMA adianta que, de acordo com a informação disponível, o sismo "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região da Madalena e Horta". "Quando parou, saí para a rua e estava tudo normal, as pessoas que estavam na rua sentiram, mas estavam todas calmas", afirma ao PÚBLICO. Alguns relatos apontam para a existência de uma réplica, cerca de 30 minutos após o abalo principal. Ocorrem em média 49 mil sismos com esta magnitude por ano, ou seja, 134 por dia.

Ao que o V apurou, o sismo foi sentido em várias freguesias, com maior incidência para a zona sul do concelho, como Soutelo, Prado ou Cabanelas, embora não haja danos a registar, segundo avançou fonte dos Bombeiros de Vila Verde. Essas placas são como peças de um puzzle que deslizam por cima do magma, uma camada em estado semi-líquido feita de rocha fundida a temperaturas muito altas. E algumas placas deslizam uma ao lado da outra: são conservativas.