Médicos encontram 27 lentes de contato em olho de idosa

Postado Julho 17, 2017

O caso ocorreu em novembro do ano passado e foi relatado ao The BMJ.

A mulher tinha tido uma consulta antes da operação e o médico não tinha detetado a presença das lentes de contacto no olho da idosa. Rupal Morjaria, uma das oftalmologistas que participou do processo de remoção, afirma que a paciente ficou chocada após saber o que os médicos encontraram em seus globos oculares.

"Nunca nenhum de nós viu algo assim antes. Todas as 17 lentes de contacto estavam coladas", disse Rupal Morjaria à Optometry Today. "Ficámos muito surpreendidos pela paciente não ter notado porque teria causado muita irritação".

A mulher teve sua cirurgia adiada para evitar o risco de de inflamações.

- Quando ela retornou ao consultório, duas semanas após a retirada das lentes, ela me disse que seus olhos estavam muito mais confortáveis.

De acordo com o site Metro, as lentes se assemelhavam a uma massa azulada e causavam desconforto na paciente, que atribuía a queixa à sua idade avançada, e olho seco.

No total, a idosa tinha 27 lentes de contacto descartáveis na vista sem saber.

Morjaria disse à OT que a decisão de divulgar o caso foi tomada porque os clínicos envolvidos anteriormente não acreditavam que era possível manter tantas lentes de contato sem qualquer sintoma.

"Nesta era, quando é tão fácil comprar lentes de contato online, as pessoas tornam-se mais relaxadas com os exames regulares", acrescentou. "Lentes de contacto são usadas muitas vezes", disse a oftalmologista, mas o uso indevido pode provocar "infeções sérias nos olhos que podem levar à perda de visão".

- É comum encontrarmos lentes presas na pálpebra superior de pacientes, mas esse volume foi uma descoberta inédita.