Paulo Macedo defende que "Caixa tem das comissões mais baixas"

Postado Julho 29, 2017

A Caixa Geral de Depósitos registou prejuízos de 50 milhões de euros no primeiro semestre, o que compara com os 205 milhões de euros negativos obtidos na primeira metade de 2016, divulgou o banco público.

"A unidade móvel está fazer o percurso onde não há, nunca houve agências bancárias", disse Paulo Macedo na conferência de imprensa de apresentação dos resultados semestrais. Os custos operacionais baixaram 12,8%, beneficiando da redução de trabalhadores nos últimos meses.

Depois da enorme limpeza das contas [pela capitalização], a CGD ainda apresentou no semestre 55 milhões de imparidades, o que Paulo Macedo considera ser um valor acomodável e justificado "pela evolução da actividade nas várias geografias onde a CGD está a operar".

O presidente da Caixa afirmou também que, até ao final do ano, deverá sair das sucursais off-shore, dando assim mais um passo para a redução presença internacional.

A margem financeira atingiu 656 milhões de euros, aumentando em 101 milhões de euros (mais 18%) em termos homólogos. "É uma tendência que vai no sentido certo", diz Paulo Macedo, falando sobre as exposições a ativos não-rentáveis. Os prejuízos foram impactados por custos não recorrentes de 366 milhões de euros.

As comissões aplicadas aos clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD) são das mais baixas do mercado, defende o presidente da banco estatal, Paulo Macedo.

Paulo Macedo sublinhou, contudo, que "a Caixa tem uma determinação de cumprir o seu plano estratégico".

Macedo revelou ainda que nas offshores de Cayman e Macau, onde a CGD vai encerrar as sucursais até ao final do ano, há 240 milhões de euros e 350 milhões de euros, respectivamente, de depósitos de clientes não residentes que a Caixa espera que se transfiram para outras geografias onde "temos actividade".

Neste balcão móvel não é possível depositar ou levantar dinheiro por questões de segurança, sendo os serviços bancários disponíveis os que não envolvem numerário, como simular operações de crédito, atualizar dados, pedir emissão de cartões, esclarecer dúvidas sobre produtos ou fazer pagamentos através do terminal do MB Spot.