Consultora Deloitte alvo de grande ataque informático

Postado Setembro 26, 2017

A consultra Deloitte foi vítima de um ataque informático, com o The Guardian a avançar que a empresa se apercebeu da invasão em março.

Matéria publicada nesta segunda-feira (25) com exclusividade pelo jornal The Guardian conta que uma das empresas mais rentáveis do mundo foi alvo de um ciberataque que comprometeu os e-mails confidenciais e os planos de alguns de seus clientes de blue-chip.

Ao que parece, o hacker responsável terá conseguido aceder ao servidor global dedicado a e-mail por via de uma conta de administrador, o que lhe terá concedido acesso a informação como nomes de utilizador, palavras-passe e detalhes pessoais dos clientes da Deloitte.

Guardian acrescenta que uma das maiores empresas privadas nos EUA, que registrou uma receita recorde de US $ 37 bilhões no ano passado, a Deloitte fornece consultoria de auditoria, consultoria fiscal e assessoria de cibercriminalidade de alta qualidade para alguns dos maiores bancos do mundo, empresas multinacionais, empresas de mídia, empresas farmacêuticas e agências governamentais.

Segundo o jornal britânico, o ataque foi generalizado, mas afetou sobretudo os clientes dos EUA, sendo que pelo menos seis clientes da firma já foram alertados para o incidente. Devido à sensibilidade do assunto, apenas os gestores de topo e alguns advogados tinham conhecimento do sucedido.

Até agora, seis dos clientes da Deloitte disseram que suas informações foram "impactadas" pelo hacker. "Em resposta a um incidente informático, a Deloitte implementou o seu extenso protocolo de segurança e começou uma análise intensiva e pormenorizada que incluiu mobilizar uma equipa de segurança informática e peritos em confidencialidade dentro e fora da Deloitte", explicou a consultora.

"O risco de ataque informático é mais do que uma questão de tecnologia ou de segurança, é um risco do negócio. Embora a inovação rápida de hoje ofereça vantagem estratégica, ela também expõe as empresas ao potencial ataque cibernético", afirmou a empresa.

A Deloitte - uma das quatro grandes empresas fornecedoras de serviços profissionais - confirmou que sofreu um ataque de hackers, mas disse que apenas um pequeno número de clientes foi impactado.