Bombeiros Profissionais e Voluntários Unem-se em Federação — Inédito

Postado Novembro 14, 2017

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses critica a criação da Federação Nacional de Bombeiros Portugueses, hoje apresentada, que reúne bombeiros voluntários e profissionais.

Federação Nacional de Bombeiros Portugueses (FNBP) junta a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e a Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV) e, segundo explicaram hoje em conferência de imprensa, pretende ter assento em todos os órgãos de decisão política e legislativa da classe, indo realizar um encontro nacional em 17 de dezembro. Assumem que pretendem "fazer parte da gestão do fundo social do bombeiro" e das "estruturas da Escola Nacional de Bombeiros".

"Querem invadir um espaço que já está efetivamente a ser desenvolvido pela Liga dos Bombeiros Portugueses em todas as suas vertentes".

"O setor precisa, neste momento, de ter uma voz que os represente, que seja portadora do estado de alma que nos últimos tempos se instalou nos bombeiros, sejam eles profissionais ou voluntários", afirmou Rui Moreira da Silva.

A Federação Nacional de Bombeiros Portugueses tem ainda como finalidade "clarificar a representação dos bombeiros portugueses".

Os criadores desta nova federação consideram que a Liga dos Bombeiros representa "as unidades detentoras dos corpos de bombeiros e não os homens e mulheres que prestam serviço 365 dias por ano".