Sistema de pagamento móvel Android Pay chega ao Brasil

Postado Novembro 14, 2017

A lista de varejistas compatíveis com o serviço está disponível no site do Android Pay para o Brasil.

O Android Pay, serviço de pagamentos móveis do sistema do Google, foi finalmente lançado no Brasil nesta terça-feira (14). Com ele, usuários da plataforma Android poderão cadastrar cartões de crédito e débito no app, permitindo que contas sejam pagas ao aproximar o smartphone de uma máquina de cartão de crédito convencional.

O aguardado anúncio foi feito durante um evento em São Paulo, na sede da gigante de buscas, que contou com a presença de diversos parceiros nesta fase inicial do serviço por aqui, como Visa, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco neon, Cartões Porto Seguro, Brasil Pré-Pagos e diversas redes e estabelecimentos, incluindo a rede Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Kalunga, Hering, Ipiranga, Drogasil, Rei do Mate e Café do Ponto. Vale salientar que as máquinas de cartões precisam contar com suporte à tecnologia NFC.

Ao cadastrar o cartão, o aplicativo gera um número virtual criptografado e diferente do original do plástico. Em breve, cartões com a bandeira Mastercard também poderão ser cadastrados. "É mais um passo de empoderamento e inclusão digital", diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil.

Os pagamentos com Android Pay estão disponíveis para celulares a partir da versão Kit Kat (4.4) do sistema.

O princípio de pagamento por aproximação é o mesmo do Samsung Pay, no Brasil desde 2016, e do Apple Pay, ainda indisponível no país.

Nos hotsites do Android Pay e Samsung Pay não existem menções sobre os cartões American Express, que são controlados pelo do Bradesco no país, e nem sobre a bandeira Elo, criada pelo Bradesco em parceria com a Caixa e o Banco do Brasil, ambos já parceiros dos dois serviços. Em julho deste ano, o BB lançou ainda a Pulseira Ourocard, dispositivo vestível que permite compras no débito ou crédito.

Para os bancos, o pagamento por aproximação é uma estratégia para tornar o relacionamento do cliente com as instituições e os cartões mais amigável, de olho em um mercado ainda com potencial de crescimento no país. Segundo ele, 65 milhões de clientes terão acesso ao novo recurso do Google.

E tu, gostarias de poder utilizar o teu smartphone para efetuar pagamentos de forma fácil e intuitiva?