Google vai substituir Chrome Apps por Progressive Web Apps

Postado Dezembro 07, 2017

O fechamento vem mais de um ano depois que a Google prometeu finalizar a loja digital devido à falhas de segurança e bugs. As extensões e os temas não sofreram qualquer alteração.

Esta medida já havia sido anunciada pela Google, que notificou os desenvolvedores sobre a remoção desta sessão em algum momento de 2017.

A empresa pretende substituir os aplicativos do Chrome por outro conceito: os aplicativos progressivos para a web (conhecidos pela sigla PWA), que nada mais são que sites com funções de apps, como notificações e algumas capacidades off-line, que podem ser "instalados" em um dispositivo.

A remoção aconteceu no Chrome para Windows, Linux e macOS. Estas atualizações devem acontecer ainda no primeiro trimestre de 2018. As instalações já feitas, porém, devem continuar funcionando pelo menos até o próximo mês.

O diferencial do sistema PWA é que ele possui suporte para multiplataforma, já sendo compatível com o Chrome tanto na versão desktop como no Android, além dos navegadores Opera, Firefox e nos browsers da Microsoft. A Apple ainda trabalha para implementar este suporte no Safari.

O Google bateu o martelo e baniu definitivamente os aplicativos desenvolvidos especificamente para seu navegador.

Quem já tem o navegador instalado deve receber o Google Chrome v63.0.3239.84 automaticamente.