Skype começa a testar encriptação de mensagens

Postado Janeiro 13, 2018

A Microsoft ainda não divulgou quando o sistema de criptografia será implementado para todos os usuários do aplicativo. Mas, a partir de agora, a empresa vai testar o protocolo Open Whisper Systems, da Signal, que já é usado em serviços como WhatsApp, Facebook Messenger, Google Allo e, bom, Signal.

Num primeiro momento apenas membros do programa Windows Insider poderão fazer uso da criptografia do Skype, que estará disponível nas versões para iOS, Android e desktop.

Visto que a novidade ainda está apenas em testes, é possível que as conversas privativas jamais cheguem ao Skype em sua versão final.

As preocupações com a segurança das mensagens de texto, áudio e vídeo realizadas através do Skype não são recentes, ao longo dos anos a Microsoft alterou profundamente o software (não o bastante, visto que hoje existem concorrentes de peso) mas negligenciou a segurança das mensagens enquanto seus principais concorrentes, motivados principalmente por presepadas alheias ofereciam a opção da criptografia ponta a ponta, em que ninguém além deles detêm as chaves de segurança. Ainda não está claro quais itens dessa lista vão mudar com o novo beta do serviço da Microsoft. Você então verá o ícone de um cadeado próximo à conversa. "Após o destinatário aceitar o seu convite, todas as chamadas e mensagens dessa conversa serão criptografadas de ponta a ponta até que você decida encerrar isso", afirma a Microsoft.

Se você está realmente preocupado com privacidade, talvez seja melhor ficar com um app de comunicações mais estabelecido em termos de segurança até que a nova ferramenta do Skype saia do beta e receba uma recomendação da EFF ou outras organizações.