Inscrição Encceja 2018 começa na próxima segunda-feira

Postado Abril 17, 2018

Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 14 de março, o ministro da Educação, Mendonça Filho, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, anunciaram as datas das aplicações.

Neste ano, as provas estão marcadas para 5 de agosto e as notas dos candidatos devem ser divulgadas em outubro. Os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental. Quem busca a certificação do ensino médio tem que ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame.

Embora o exame seja gratuito, a partir de agora, o candidato que faltar no dia da aplicação da prova e não justificar sua ausência via sistema online terá de pagar uma taxa ao se inscrever novamente.

Após a conclusão da inscrição, o participante poderá imprimir o comprovante em que consta seu número de inscrição. A oportunidade é destinada aos jovens e adultos que querem obter certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.Para se inscrever basta acessar o site do programa (clique aqui).

Também serão realizados neste ano o Encceja para quem mora no exterior, para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e para adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade.

Verifique se a inscrição foi finalizada com sucesso, confira as informações preenchidas e o número de inscrição que o sistema vai fornecer.

A Secretaria Estadual de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia onde vai pedir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência.

Para ser considerado aprovado e poder solicitar a emissão do certificado, o candidato deve atingir pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento e a nota mínima exigida na redação. O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada.

O Encceja Nacional é realizado em parceria com as 27 secretarias estaduais de educação - todas celebraram termo de parceria com o Inep. Enquanto o Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19 de setembro.

Tarde: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.