Asteroide passará 'perto' da Terra na terça, dia 15 de maio

Postado Mai 16, 2018

Agora, quase oito anos depois, ele reaparece e deve passar "perto" do nosso planeta na terça, dia 15 de maio.

Em novembro de 2010, o observatório americano Catalina Sky Survey, da Universidade do Arizona, que faz parte do projeto da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) de investigação de objetos próximos à Terra (near-Earth object), identificou o asteroide 2010 WC9. Os astrônomos conseguiram acompanhar o corpo celeste somente até 1 do mesmo ano de sua aparição, após ele desapareceu do campo de visão.

Trata-se, assim, de uma das mais próximas passagens pela Terra de um asteróide de tamanha dimensão, refere à Newsweek o astrónomo Guy Wells, do Observatório Northolt Branch, em Londres.

"Há muitas aproximações de asteróides, a maioria são muito pequenos. Muito poucos objectos daquele tamanho já foram vistos a chegarem mais perto do que a Lua", sublinha.

Mas a trajectória do asteróide 2010 WC9 não deverá ser tão próxima da Terra a ponto de entrar na atmosfera do nosso planeta.

Apesar do tamanho, não será possível observar o 2010 WC9 sem um equipamento próprio. O Northolt Branch Observatories irá transmitir a passagem do asteroide ao vivo pelo Facebook. Mas terá que ficar bem atento porque a sua passagem vai ocorrer a uma velocidade de cerca de 46,116 km/hora.