Presidente do INSS é demitido após denúncia

Postado Mai 17, 2018

“O contrato com a empresa RSX Informática foi cancelado hoje por determinação do presidente do INSS, Francisco Lopes. Servidor do STJ (Superior Tribunal de Justiça), atuou na Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) antes de assumir a gestão do INSS. A demissão será formalizada no DOU (Diário Oficial da União).

De acordo com o jornal, a assinatura do contrato de R$ 8,8 milhões foi mantida mesmo depois que técnicos do INSS elaboraram um parecer indicando que os programas de computador oferecidos pela RSX Informática não teriam utilidade para o órgão.

Após liberar o pagamento de R$ 4 milhões à empresa sem receber nenhum serviço, Lopes - indicado pelo PSC em dezembro do ano passado- admitiu que autorizou o gasto sem verificar a procedência da empresa, o que teria sido a gota d'água e determinado a decisão do titular do ministério, Alberto Beltrame, de demiti-lo. A empresa contratada, a RSX Informática, com sede em Brasília, divulgou nota na qual nega ter envolvimento com irregularidades, se coloca à disposição dos órgãos de controle e informa que nos últimos 12 anos prestou serviços a vários órgãos públicos (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).

O TCU quer saber se os softwares fornecidos pela RSX são efetivamente utilizados pelos órgãos públicos que contrataram a empresa. Segundo a reportagem, a Petrobras e a Confederação Nacional da Indústria, por exemplo, seriam clientes. Eles disseram que não foram, porque outros órgãos já haviam contratado a mesma empresa.

Um dos donos da RSX, Raul Maia admite não ter condições de produzir o que se comprometeu a entregar.

A RSX Informática tem apenas dois funcionários - a mulher do estoque de vinhos e um técnico de informática - e está muito longe de possuir a capacidade operacional exigida pelo governo para honrar seus contratos.

A área técnica do INSS chegou a alertar Francisco Lopes sobre o contrato quando verificou o tipo de programa de computador e o volume de recursos envolvidos.